Promoção Docente

O que é?

Forma de desenvolvimento na carreira docente. Promoção é a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente, conforme o art. 12, § 1º da Lei nº 12.772/2012.

 

Requisitos

A promoção ocorrerá observados o interstício mínimo de 24 (vinte e quatro) meses no último nível de cada Classe antecedente àquela para a qual se dará a promoção e, ainda, as seguintes condições:

I - para a Classe B, com denominação de Professor Assistente, ser aprovado em processo de avaliação de desempenho;

II - para a Classe C, com denominação de Professor Adjunto, ser aprovado em processo de avaliação de desempenho

III - para a Classe D, com denominação de Professor Associado:     

a) possuir o título de doutor; e

b) ser aprovado em processo de avaliação de desempenho; e

IV - para a Classe E, com denominação de Professor Titular

a) possuir o título de doutor;

b) ser aprovado em processo de avaliação de desempenho; e

c) lograr aprovação de memorial que deverá considerar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante, ou defesa de tese acadêmica inédita.

Os critérios e a pontuação mínima exigida na avaliação de desempenho dos docentes da UFOB foi estabelecida pela Resolução nº 001/2017/CONSUNI.

Como solicitar?

A solicitação de abertura dos processos de promoção poderá ser realizada 60 (sessenta) dias antes do cumprimento do interstício de 24 (vinte e quatro) meses no último nível de cada classe.

A instauração do processo ocorrerá a partir do requerimento do interessado encaminhado ao Diretor da sua Unidade de Lotação, por meio de formulário próprio (link arquivo) com comprovantes das atividades anexas.

 

ACELERAÇÃO DA PROMOÇÃO

O que é?

É a passagem do servidor para uma classe superior à qual se encontra, mediante aprovação no estágio probatório e requisitos de titulação, conforme art. 13 da Lei nº 12.772/2012.

 

Requisitos

Os docentes aprovados no estágio probatório que atenderem aos seguintes requisitos de titulação farão jus à Promoção por meio do processo de Aceleração:

I – de qualquer nível da Classe A, com as denominações de Professor Assistente-A e Professor Auxiliar para o nível inicial da Classe B, com denominação de Professor Assistente, pela apresentação de titulação de Mestre; ou

II – de qualquer nível da Classe A, com as denominações de Professor Adjunto-A, Professor Assistente-A e Professor Auxiliar, e da Classe B, com a denominação de Professor Assistente, Para o nível inicial da Classe C, com a denominação de Professor Adjunto, pela apresentação de titulação de Doutor.

 

Como solicitar?

A instauração do processo ocorrerá a partir do requerimento do interessado aprovado em estágio probatório, encaminhado ao Diretor da sua Unidade de Lotação, por meio de formulário próprio (link arquivo) com cópia do Diploma devidamente autenticada.

Topo